Este é um trabalho artístico-construtivo. Construtivo pelo conteúdo técnico nele presente, um caminho para o repertório da música brasileira pelo bandolim 10 cordas. Artístico porque é baseado na busca pela beleza através da melodia. Melodia que se basta por ter na sua essência o rítmo e a harmonia.
O impulso inicial para as composições foi o solfejo. Os primeiros caprichos foram feitos em apenas um fôlego; o objetivo era, inicialmente, não pensar, deixar que o caminho melódico levasse ao resultado musical. Além disso, com certeza surgiriam melodias não-bandolinísticas, que desafiam o músico a encontrar novas soluções técnicas. Com essas ideias já consolidadas até o quinto capricho, as composições passaram, também, a serem feitas com o próprio bandolim e escritas direto na partitura.
São vários temas, sejam técnicos ou estéticos. Melodias infinitas, melodias em espiral, melodias simples e complicadas. Mesmo os tempos e compassos foram descobertos através das linhas melódicas. Pelos nomes, pode-se ter uma noção destes temas: Capricho do sul, Capricho Brasileiro, Capricho de Espanha, Capricho Venezuelano, Capricho da lua, Capricho do sol, Capricho do oriente, etc - no total são 24 caprichos. Cada um deles com a atenção de pelo menos um tipo de técnica.
Apesar de serem melodias 'auto-suficientes' na sua concepção inicial e também temas polifônicos - onde os 3 elementos da música (melodia, harmonia e ritmo) estão presentes do começo ao fim - foram criados arranjos para se tocar com outros instrumentos, considerando que a música é um ‘encontro social’ fundamental, é um 'lugar' onde as pessoas se encontram. Para a gravação de alguns temas foram convidados músicos experientes que também ajudaram na concepção do registro dos temas. Além disso, abriram a possibilidade de se tocar os caprichos em qualquer outro instrumento, não só o bandolim 10 cordas.
Importante aos estudiosos: no site criado para esse projeto temos em cada música dicas e informações que ajudam a entender a estética e a técnica de cada peça, além das partituras em dois tipos de arquivos (pdf e xml). Os áudios foram gravados em alta resolução. Não é um método propriamente dito porque segue mais os padrões artísticos do que técnicos, mas ajuda bastante o músico a ter uma noção ampla da música, com os 3 elementos sempre presentes na percepção.
Sejam fáceis ou difíceis, os Caprichos sempre têm um alerta silencioso: os olhos podem marejar, mas os dedos sempre devem estar preparados para a próxima nota. Essa é uma busca sem fim.
Neste espaço estão todas as 24 faixas para baixar ou estudar, seja por completo ou individualmente.
Aos estudantes, dentro de cada Capricho você ainda encontra um vídeo com dicas de estudo, o arquivo para
download do áudio e as partituras em PDF ou XML (arquivo de notação musical aberto).
Participe, envie seus vídeos para a fanpage do projeto
Ao compartilhar seus estudos, utilize a hashtag #hhcaprichos.