SOM DA IMAGEM

HAMILTON DE HOLANDA LEVA SOM DA IMAGEM AOS PALCOS

Série de vídeos sai do mundo virtual e vira show 

A vontade de musicar o cotidiano é o mote da série Som da Imagem, novo trabalho do bandolinista e compositor Hamilton de Holanda que ganha vida nos palcos depois de fazer sucesso na web. 

A proposta do show “Som da Imagem”, dirigido por Hamilton de Holanda e seu parceiro criativo, o produtor Marcos Portinari, é reunir os amigos e, por meio da música, de forma cooperativa, trazer a experiência da fusão entre o som ao vivo e as imagens projetadas.  Afinal, para o bandolinista, a música tem uma função social de aproximar as pessoas. É uma versão contemporânea das antigas exibições do Cinema Mudo onde a música era feita no local pelas orquestras.

 “A ideia é proporcionar uma experiência inesquecível, tanto para o público quanto para quem vai estar tocando. As músicas expressam diversos sentimentos sobre a situação a que aqueles registros me remetem, com uma mistura de arte e diversão. Os vídeos me inspiram e componho tentando transmitir a sinergia e a sincronicidade entre a música, a imagem e o tempo”, explica Hamilton, acrescentando que no repertório vai ter a fusão da música brasileira em suas variadas vertentes – como choro, samba, música mineira, música nordestina e MPB – com músicas do mundo, como jazz, flamenco e música clássica.

O show tem a flexibilidade que permite a Hamilton e sua equipe receberem os amigos ao circularem pelo Brasil e pelo mundo, nas diferentes formações, como convidados. As imagens vão sendo projetadas ao mesmo tempo em que os ritmos estão sendo criados e tocados, revertendo às sensações dos lugares, mas no local em que acontece o show. Em cada apresentação, a trilha musical original tem a possibilidade colaborativa de ser transformada. Os músicos são livres para, como no improviso do jazz, levar o expectador a experimentar o inusitado, fazendo de cada noite um momento único, seja para a plateia como para os próprios instrumentistas. A busca de Hamilton continua a mesma: a simplicidade da beleza, sempre se divertindo.

A vontade de fazer a série começou em maio de 2017 durante uma viagem de Hamilton de Holanda e Marcos Portinari a Nova Iorque, na inquietude da dupla em momentos de tempo livre. A partir de imagens feitas por Portinari na cidade, em situações comuns do dia-a-dia, Hamilton ia compondo inspirado nas emoções e impressões geradas pelo visual do lugar. 

A série “Som da Imagem” é um registro pelo Brasil, pelo mundo, pelo tempo e pela imaginação. O projeto inicial está no canal do YouTube “Hamilton de Holanda Oficial”, tendo sempre presente o mote de levar o espectador a embarcar nessa viagem musical, transportando-o por meio do som para as locações das imagens. Como foco, o cotidiano e a simplicidade de fazer as coisas com o que se tem.